Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
É comum que as pessoas estejam acostumadas a levar alimentos consigo durante viagens para caso sintam fome. Isso se torna ainda mais normal em uma viagem de avião, tendo em vista que não é possível sair do avião a qualquer momento para comprar qualquer objeto fora além do tempo entre os percursos que podem ser de mais de 03 horas.
Mas, é permitido levar comida em avião?
E se sim, quais alimentos podem ser levados?
Vamos descobrir agora!
A boa notícia é que sim, você pode levar comida em seus voos.
Mas, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidas devem caber dentro da sua bagagem de mão, devidamente embaladas e com a data de vencimento em dia.
Assim, alguns exemplos práticos do que pode ser levado são:
bolo, bala, biscoito, chocolate, frutas secas, sanduíches e salgadinhos em pacote. Ademais, é válido saber que itens pastosos e líquidos (refrigerante, geleia, suco, requeijão etc) também podem embarcar com você, porém, as embalagens devem ter, no máximo, 100 ml.
Outra dica importante é que, quem quiser, pode despachar os alimentos na bagagem.
No entanto, eles devem estar embalados adequadamente e respeitar as regras do local onde você irá desembarcar ao final.
Por outro lado, é comum em viagens internacionais, as empresas aéreas oferecerem lanches no avião, porém, é possível que você também leve seus alimentos.
Entretanto, as regras aqui serão um pouco diferentes. Isso porque apesar de ser autorizado, você terá que retirar o alimento da mala de mão junto com os líquidos para passar pelo raio-x do aeroporto, o que pode gerar um incômodo.
Além disso, você precisará confirmar com antecedência os regulamentos alfandegários do país de destino, pois em alguns países não são permitidos alguns tipos de alimentos de outros países. Inclusive, um exemplo comum é o famoso continente europeu que não permite frutas, sementes, produtos de origem animal e verduras de outros países.
Dessa forma, é legal que você saiba também os itens proibidos nas viagens aéreas. Sendo assim, as frutas e legumes frescos não podem ser transportadas por conta do risco de pragas, assim como produtos de origem animal.
Portanto, produtos como carnes in natura ou industrializados (embutidos, enlatados, pescados), ovos e alimentos não processados, leite e seus derivados (queijo, manteigas, entre outros), vegetais, mudas, sementes e hortaliças, devem ser evitados.
Agora que você já sabe os alimentos que podem ser levados, pode correr no supermercado com essa lista antes da sua próxima viagem e aproveitá-la da melhor forma!
Até a próxima!