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12 May
12May

Dr. João Leão


Veja o que fazer nos casos de mala de mão extraviada, o que deve ser feito e como reclamar junto à companhia aérea, para ter seus direitos garantidos e posteriormente receber uma indenização.


Por conta das altas tarifas para o despacho de bagagem, muitos clientes têm levado todos seus pertences para a viagem em malas de mão, com o objetivo de não terem de adquirir e pagar bagagem para sua viagem.


Esta prática tem superlotado os compartimentos das aeronaves, e muitas das vezes o cliente é convidado a despachar sua bagagem de mão, ou mesmo de acomodá-la em um compartimento fora de seu alcance.

 Desta forma tem ocorrido casos de extravio de malas de mão, ou mesmo de trocas, uma vez que passageiros tem pego por engano malas trocadas, o que tem gerando uma grande confusão e desordem certos casos.


A orientação para passageiros em voos nacionais e internacionais é evitar e até recusar despachar as bagagens de mão, visto que em tais bagagens devem ser levados objetos de valor, medicamentos, documentos pessoais, bem como outros bens de grande valia e importância ao cliente da cia aérea.


Caso a sua bagagem de mão despachada seja extraviada, ou mesmo ocorram trocas por equívoco entre passageiros do mesmo voo, a orientação é relatar logo no desembarque do voo ao comissário responsável, e exigir o RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem).


Este documento é um formulário entregue pela Cia aérea que formaliza o extravio da bagagem, e consta os dados do passageiro e do voo, bem como uma descrição da bagagem e dos itens ali constantes.


Segundo a Anac, a empresa aérea tem o prazo de sete dias para localizar a bagagem se tratando de voos nacionais. Por outro lado, em caso de viagens internacionais o prazo de devolução é de 21 dias.


Não localizando a bagagem extraviada, deve o passageiro procurar um advogado responsável, para requerer os danos morais pelo extravio da mala, e os danos materiais de acordo com os itens sumiram junto à sua bagagem!


Conheça o trabalho da INDENIZA VOE

A Indeniza Voe auxilia você passageiro e cliente a garantir seus direitos e a ser recompensando em problemas na sua viagem, seja no caso de cancelamento de voo, atraso de voo, overbooking, extravio de mala, e também em demandas de negativação indevida, ou ainda demais demandas do Direito do Consumidor.

 A INDENIZA VOE conta com a ajuda de profissionais especialistas e com grande experiência, que orientam e auxiliam seus clientes a reclamar e fazer valer o seu direito! 



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