2 min de leitura
15 Dec
15Dec

Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO 

O aluguel de carros é uma prática comum ainda mais para pessoas que estão viajando. Geralmente, já pensamos em alugar o carro antes mesmo da viagem para que possamos nos deslocar de forma mais fácil no nosso destino. 

Além disso, as vantagens são muitas: não há horários, nem necessidade de comprar passagens com antecedência, além da flexibilidade nos roteiros, permitindo passar por belas paisagens, parando quando quiser, e até mesmo com espaço suficiente para compras e bagagens!

Inicialmente, é importante pensar bem antes de alugar o carro, isso porque apesar dos benefícios listados acima, além do custo do aluguel, você terá que se preocupar com trânsito, estacionamento, seguro e até diária noturna. Isso porque muitos hotéis não têm local para parar gratuitamente e na Europa este custo pode ultrapassar os 20€ por uma única noite, além dos estacionamentos que cobram uma fortuna nas grandes metrópoles. 

Porém, em locais como Estados Unidos, é bacana ter um carro já que a maioria das cidades foram pensadas para a locomoção com carro mesmo. 

Logo, é preciso que você analise o seu destino, pese todas as contas e decida se vale a pena o aluguel.

Sendo assim, caso você decida alugar um carro, aqui temos algumas informações sobre como funciona esse processo. 

Primeiramente, o motorista vai pagar as diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas. 

O preço ainda inclui taxas de serviços da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores, como tipo de quilometragem (pode ser km livre ou controlada, sendo que na primeira não se cobra os quilômetros percorridos e na segunda, a quilometragem é controlada para contratos com mais de 20 dias, e há uma franquia que caso você ultrapasse esse limite terá que pagar por km excedente), seguro e serviços adicionais.

Ainda, é preciso saber que a idade do condutor é importante, ou seja, quanto mais novo, mais caro. É cobrada uma taxa de “menor condutor” e se você avisar que o carro terá mais de um condutor, também terá que pagar uma taxa para cada. 

Além disso, dependendo dos dias o valor muda, ou seja, em feriados, o valor pode aumentar assim como em cidades grandes e diminuir nas pequenas. Inclusive, há taxas e as locações são mais caras nos aeroportos do que nas lojas da cidade.

Nesse sentido, uma dica muito importante é que na hora que você for retirar o veículo, acompanhe a checagem ao lado do fiscal e relate todos os problemas que devem constar na ficha de inspeção, ou seja, é importante que você fique de olho em cada risco e marcas no carro. 

Veja se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo. Confira se o tanque está cheio, o rádio funcionando e o manual no porta-luvas. Não deixe de levar uma cópia da inspeção. 

Ainda, se quiser faça fotos e vídeos no momento da retirada porque na volta do carro, a locadora também vai perceber se está tudo certo. É importante também se atentar ao contrato do seguro e as regras de trânsito de cada lugar.

Por fim, pesquise bastante e não fique refém de cobranças excessivas das locadoras. Assim, aproveite nossas dicas e faça uma “road trip” curtindo esse momento tão especial na estrada! E, claro, caso tenha algum problema em suas viagens, pode nos contatar o mais rápido possível para que possamos te ajudar! 

Até a próxima!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.