3 min de leitura
01 Jun
01Jun

Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO 

Você é do tipo de viajante que deixa a vida levar e espera para ver o que a viagem pode te trazer, sem um rumo definido, ou você é do tipo que se organiza bastante antes de pegar o avião e partir?

Bom, caso você seja o segundo tipo de viajante vai amar as dicas de hoje sobre roteiro de viagem, mas se for o primeiro viajante que falamos aqui, é possível que goste de deixar um itinerário pronto e que veja prazer em fazer isso, não é mesmo? 

Dessa forma, vamos conversar hoje de dicas para fazer um roteiro de viagem e não esquecer de nada que queira fazer nesse momento incrível que é conhecer outro lugar! 

Infelizmente ou felizmente, vamos ter que começar falando dele: o dinheiro! É importante que você tenha em mente seu planejamento financeiro. 

Dessa forma, estabeleça um orçamento para a sua viagem, levando em consideração o destino que você escolheu, a época do ano que você vai viajar, a quantidade de dias que você passará nesse destino e os locais que você planeja visitar. 

Logo, você terá uma noção do quanto vai precisar para dar conta de tudo e pode ir se planejando com uma espécie de “poupança viagem”

Sendo assim, atente-se para a moeda utilizada no país de destino e a sua cotação. 

Em segundo lugar, é de suma importância que você saiba o tipo de viajante que você é, quais são as suas preferências e prioridades. 

Isso pode ajudar muito a fazer um planejamento de viagem para saber o que visitar e como montar seu roteiro de viagem, por exemplo, caso você seja um viajante noturno, vai procurar ir em festas, bares ou boates, assim como se você gostar de conhecer pessoas novas, vai preferir estar em um hostel. 

Logo, você consegue perceber o que mais te interessa e dedicar mais tempo nisso. Inclusive, por falar em tempo, é preciso dizer que você deve calcular o tempo total gasto em seus passeios e nos deslocamentos em geral. 

Assim, calculando o tempo total, fica mais fácil identificar quais etapas da sua viagem podem ser muito corridas e quais você consegue dedicar mais atenção. 

Por fim, não esqueça de contabilizar sempre algum tempo a mais do que o real, para chegar mais próximo do que realmente acontece, ou seja, trânsito, filas, atrasos do transporte, dentre outros imprevistos. 

Outra coisa muito bacana é que atualmente temos diversas tecnologias para nos ajudar, ou seja, aproveite os diversos sites e aplicativos de viagem para ajudar a montar seu roteiro. 

Assim, você pode caminhar pelas ruas do Google Street View e saber onde ficará hospedado, quais os restaurantes mais bem recomendados, dentre outras coisas. Aqui, lembramos que o Google Tradutor, TripAdvisor, Google Maps e CityMapper são alguns aplicativos essenciais! 

Além disso, muitos viajantes fazem vlogs de viagem e você pode assistir no Youtube para ver os lugares mais legais para visitar. 

Em suma, você pode aproveitar a tecnologia para fazer uma “pré-viagem” no espaço que deseja ir e quando estiver lá não perderá tanto tempo tentando chegar um lugar próximo ou decidindo onde vai comer. Inclusive, é melhor que você aproveite a internet e reserve antecipadamente os ingressos de locais que quer visitar como algum ponto turístico, museu, dentre outros. 

Enfim, saiba que é possível encontrar planilhas em sites auxiliam bastante quando você for montar seu roteiro. 

Ainda, não se preocupe se uma coisa ou outra sair do seu planejamento, é possível que isso aconteça porque a vida é cheia de eventualidades, mas saiba que se organizar para conhecer um lugar totalmente novo pode ser prazeroso e decisivo para realmente ir viajar ou preferir outro local! 

De qualquer forma, aproveite sua viagem e até a próxima!





Comentários
* O e-mail não será publicado no site.