Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
O transporte aéreo é muito facilitador, mas você deve saber dos inúmeros problemas que podem ocorrer ao tentar embarcar em um voo comercial, certo? Sua mala pode ser extraviada, o voo pode ser cancelado, a viagem pode atrasar, entre outros.
Nesse sentido, existem os aviões particulares como aqueles pequenos ou muito maiores que servem mais às pessoas com maior valor aquisitivo e precisa de um meio rápido de deslocamento para seus negócios.
Nesse sentido, hoje vamos falar um pouco sobre as diferenças das viagens comercializadas para o público em geral e de outras mais particulares e individualizadas (aviação de negócio).
Para começar, mesmo que você tenha o hábito de frequentar aeroportos, não é comum ver aviões como um Boeing ou Airbus VIP. Essas aeronaves são, em geral, privadas e usadas por chefes de Estado, megacorporações e ultrarricos. Sim, nem mesmo os empresários e artistas utilizam esse tipo de aeronave, preferindo os jatinhos que costumam ter valores como 10 milhões de dólares para que você possa adquirir um.
Porém, nem tudo é jatinho! Atualmente, a aviação executiva é um segmento formado por empresas de táxi aéreo, indivíduos e organizações que possuem aeronaves particulares que operam em rotas diferentes das atendidas por companhias aéreas.
Assim, a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) calcula que a frota de aviões no Brasil só perde para os Estados Unidos e o detalhe é que somente 770 das 16 mil aeronaves no país são jatinhos, ou seja, 5% do total. Portanto, 95% são aviões mais simples, movidos por motor a pistão, turboélices e helicópteros.
Dessa forma, em outubro de 2021, de acordo com dados do RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro da ANAC, tínhamos no Brasil 9.214 aeronaves certificadas operacionais na aviação de negócios, ao passo que a aviação comercial tinha somente 478 aviões.
A segunda diferença está em relação a estrutura regulatória. Segundo regras da ANAC, o transporte aéreo público deve possuir uma estrutura regulatória mais robusta do que a aviação privada, devido ao conceito de “assimetria de informações”, presente nas operações de linha aérea e de táxi aéreo. Explica-se: quando você compra uma passagem aérea ou freta uma aeronave, você desconhece as particularidades da operação da empresa que está comercializando esse tipo de serviço.
Mas, na aviação privada, o proprietário da aeronave é quem paga os serviços de manutenção, os tripulantes, dentre outros, então, o proprietário sabe de mais informações sobre a aeronave do que você que comprou uma passagem para uma viagem em um avião comercial e por isso, o transporte aéreo público possui regras adicionais de segurança em relação à aviação privada. Além disso, caso o transporte público for realizado por aviões com 20 assentos para passageiros ou mais, requer-se regras ainda mais rígidas, pois o risco à sociedade é muito maior.
Então, a regulamentação da aviação privada possui somente as regras operacionais básicas enquanto a modalidade de linha aérea de grande porte (presentes nos grandes aeroportos), regras mais rigorosas.
A terceira diferença é uma das mais relevantes e está ligada com a conectividade. Logo, enquanto a aviação comercial atende a pouco mais de 100 aeroportos previamente aprovados pela ANAC, a aviação de negócios opera em todos os três mil aeródromos do país – inclusive nos que a linha aérea utiliza, mas não só. Parte destes aeródromos de pequeno porte não são asfaltados ou não possuem auxílios à navegação, o que torna a operação mais desafiadora para os pilotos que geralmente enfrentam viagens para lugares novos na aviação de negócios enquanto os pilotos da aviação comercial costumam pilotar em rotas conhecidas. Mas, não se preocupe, a segurança da aviação de negócios do Brasil, quando realizada de maneira lícita, possui ótimos indicadores.
Enfim, você conseguiu ter uma ideia entre as diferenças entre os voos comerciais e de negócios? Esperamos que sim e que logo logo, seja em um jatinho, um helicóptero ou um avião comercial, você possa embarcar para sua próxima viagem inesquecível! E não se esqueça, conte com a gente caso tenha algum problema! Até a próxima!