Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
O que você faz hoje em dia sem a internet no seu celular? Conseguiu pensar em algo rapidamente? Talvez ligar e mandar uma mensagem de texto, certo?
Mas todo o resto, você vai precisar de uma rede de dados disponível. Isso se torna mais necessário ainda em uma viagem porque facilita muito a pesquisa de lugares, a busca de um táxi, dentre outros. Dessa forma, você sabe como a internet do seu celular funciona no exterior? Não? Então, continua com a gente que hoje vamos falar sobre isso!
Caso você ainda não tenha se atualizado, pode pensar que as coisas ainda funcionem como antigamente, ou seja, as opções eram ativar o roaming internacional que era cobrado de forma excessiva pelas operadoras ou comprar um chip pré-pago ao chegar no destino.
Mas atualmente, os preços dessas alternativas ficaram mais baratas. Além disso, você ainda pode contar com o serviço de entrega de um chip internacional em casa e o e-SIM que é uma espécie de chip virtual que funciona nos celulares mais modernos.
Inicialmente, é preciso que você saiba que o roaming internacional de uma operadora brasileira atualmente é mais barato que antigamente e às vezes já está incluso no seu plano. Mas caso não tenha esse recurso em seu plano, procure saber o valor, caso não seja válido para você, utilize o Wi-fi dos lugares e desligue a rede de internet no seu celular quando estiver fora do país.
No entanto, o método mais fácil para se ter internet no celular é procurar uma loja da operadora de celular de sua preferência no seu destino de viagem.
Assim, você pode comprar um chip pré-pago e utilizar durante a sua viagem. Esse método costuma ser o mais funcional e barato. Inclusive, na Europa, essa forma de obter internet no seu celular é melhor ainda porque a União Europeia determinou que as operadoras devem ofertar roaming gratuito entre os países do bloco, ou seja, você pode ir da França para Espanha e não precisar comprar um novo chip em cada país.
É evidente que você pode não querer gastar tempo buscando uma operadora para comprar um chip em sua viagem e, por isso, algumas empresas já no Brasil fornecem a entrega de um chip internacional com entrega em domicílio. Esse é um serviço mais caro do que comprar no seu destino de viagem, geralmente, mas pode ser útil porque a tratativa também será em português e não na língua estrangeira do seu destino.
Outrossim, você pode optar pelo chip e-SIM, sendo esse um chip virtual e o jeito mais fácil de se obter internet no exterior. Ora, esse chip é instalado apenas com a leitura de um QRcode através da compra virtual e a configuração é relativamente simples para quem já tem uma familiaridade com o seu aparelho.
Por fim, a principal diferença do e-SIM para os chips comuns é que a versão digital não vem com uma linha telefônica, ou seja, não é possível fazer ligações ou receber mensagens, exceto pelo WhatsApp, mas a rede móvel costuma ser bastante estável.
Portanto, agora que você já teve uma ideia das formas de conseguir internet no exterior em seu aparelho móvel, pode analisar qual é a melhor forma que se encaixa na sua próxima viagem e não passar perrengue na hora de abrir o mapa digital, pedir um táxi, achar um bom lugar para comer e fazer suas pesquisas dos pontos turísticos, dentre outras.
Dessa forma, você não precisa ficar desconectado do mundo enquanto viaja, atualmente há diversas maneiras de conseguir uma boa conexão de rede móvel, aproveite! Até a próxima!