Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
O “jet lag” é um termo famoso que já foi tema de música como a conhecida “Jet Lag” da banda canadense Simple Plan. Mas, em termos médicos, significa “dissincronose” e é considerado a mudança brusca que o seu metabolismo pode sofrer por conta de uma alteração repentina no seu cotidiano com o que acontece quando você cruza três ou mais zonas de tempo no fuso horário, ou seja, a fadiga causada pela alteração do ciclo circadiano (alternância entre dormir e estar acordado).
Acontece que a melatonina em nosso organismo é responsável por permitir a secreção de insulina que vai colocar glicose, ou seja, “energia”, dentro das células de todo o corpo.
Assim, em uma viagem longa por diversos fusos, a liberação de insulina acontece em descompasso com cada novo fuso, o que pode causar problemas no sistema digestivo e aumentar o cansaço e a fadiga. Inclusive esses são só uns dos sintomas que sentimos nessa situação, sendo alguns outros: dores no corpo e dores de cabeça; cansaço e sonolência, problemas digestivos, dificuldade de concentração, falha momentânea de memória, insônia, variação de humor e irritação na pele.
Mas, calma, você não precisa deixar de viajar para conseguir evitar esses efeitos. Na verdade, os efeitos são mais perigosos para profissionais que trabalham diariamente em viagens desse tipo, mas para pessoas que não estão tão expostas, alguns cuidados podem ser suficientes para amenizar a situação, vejamos:
1 – Durma mais cedo ou mais tarde alguns dias antes para se acostumar com o novo fuso horário, além disso, é interessante trocar o horário em seu relógio para se acostumar com o novo fuso no seu cotidiano;
2 – Não exagere em comida ou bebida antes do voo, mas beba bastante água para se manter hidratado;
3 – Faça sua viagem descansado e evite dormir profundamente durante o voo, o melhor seria tirar pequenos cochilos;
4 – Movimente-se durante o voo e evite tomar remédios relaxantes ou para dormir, prefira chá natural caso precise, apenas utilize medicamentos que seu médico possa ter indicado para esse momento de mudança;
5 - Caso seja possível, garanta passagens para que possa chegar com alguns dias de antecedência ao destino e aproveitar para se acostumar com o novo fuso antes de iniciar seus compromissos.
No mais, aproveite sua viagem da melhor forma e se sentir que algum desses sintomas está afetando seu bem-estar, procure dar um tempo para o seu corpo se acostumar com os novos horários.
Caso os sintomas persistam, procure um médico! Até a próxima!