2 min de leitura
06 Apr
06Apr

Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO 

Você já passou pela situação de comprar uma passagem de avião, marcar os assentos e na hora de viajar percebeu que o avião é de outra empresa?

Essa é uma prática legal e muito comum e se chama codeshare. Assim, vamos entender melhor sobre isso hoje! 

Inicialmente, é importante saber que a palavra inglesa “codeshare pode ser traduzida para o português como “compartilhamento de código” e se refere a um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda. 

Ou seja, é um pacto de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia e com isso, podem oferecer aos passageiros mais destinos do que uma companhia aérea poderia ofertar isoladamente. 

Como citado, essa prática é uma forma dos clientes serem beneficiados por conseguirem ter acessos a mais rotas de viagem em uma companhia aérea, portanto, é permitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pois aumenta a eficiência das empresas aéreas com a expansão da malha aérea. 

Além disso, ao mesmo tempo, essa prática pode beneficiar também as próprias empresas uma vez que podem ofertar mais rotas de viagem sem precisar necessariamente investirem em aquisições de aeronaves. 

Nesse sentido, você pode perceber se está em situação de codeshare caso não identifique a empresa aérea pelo seu código de dois algarismos (podendo ser letras e números) aprovados pela IATA (International Air Transportation Association) que é complementado pelo número do voo. 

Saiba, portanto, que esses códigos podem ser encontrados no momento da compra e no próprio bilhete e se o código não conta com os dois algarismos que identificam a companhia aérea com a qual você comprou sua passagem, certamente temos um voo com codeshare. 

Inclusive, para que você possa saber o código de cada empresa é bem simples, você pode buscar no Google o nome da companhia aérea com a qual você comprou seu voo, por exemplo, “cia aérea Latam wikipédia” e ao abrir essa página é só procurar pelo código IATA (no caso da Latam, você vai encontrar “LA”). 

Nesse sentido, a companhia que oferece a aeronave, o trecho e a tripulação é chamada de “operating carrier”, já a que vende o trecho com um outro nome é intitulada de “marketing carrier” ou “validating carrier”. 

Mas, como informação principal, fique certo que caso o viajante faça alguma conexão com qualquer uma das duas companhias envolvidas, todas elas dividem responsabilidades e privilégios, como as regras de bagagem, milhagem e retenção de voo caso ocorra atraso e cancelamento dos mesmos assim como vão compartilhar as benécias dos lucros. 

Portanto, não deixem de aproveitar as vantagens desse acordo entre as empresas e garanta já suas passagens para a próxima viagem! 

E não se esqueça: Quaisquer problemas enfrentados, não hesite em nos procurar! 

Até a próxima!


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.