3 min de leitura
26 Jan
26Jan

Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO 

As milhas são como unidades de medida utilizadas em programas de fidelidade de companhias aéreas e o seu objetivo é estimular os clientes a viajarem mais e conquistarem benefícios por meio de suas compras.

Esse estímulo foi recebido com muito sucesso e entusiasmo pelo mercado e assim, outras empresas começaram a criar formas de fazer com que o consumo do cliente gerasse pontos para serem convertidos.

Contudo, você certamente já deve ter ouvido falar em “milhas” e em alguns lugares, deve ter ouvido falar em “pontos”, não é? 

Pois bem, há uma diferença sutil e está ligada com o que falamos no parágrafo anterior: Ambos são programas de fidelidade que beneficiam o consumidor, mas as “milhas” são específicas para a obtenção de passagens ou descontos relacionados a elas e por isso, tratam-se da modalidade mais comum entre as companhias aéreas, porém, os pontos dizem respeito a um programa mais amplo, ou seja, inclui o mesmo benefício das milhas (passagens aéreas) e ainda permite que você possa ter acesso a outros serviços que são de empresas parceiras. 

Dessa forma, é possível trocar os pontos acumulados por produtos para casa, de uso pessoal, para escritório, dentre outros. Esse modelo de programa é mais recorrente entre instituições bancárias e operadoras de cartão.

Diante disso, é interessante saber algumas dicas de como acumular esses pontos ou milhas de forma mais rápida, não é? 

Então, concentre suas compras e pagamentos de contas em um único cartão, sendo esse o que tem o melhor programa de pontos. 

Além disso, faça compras em lojas parceiras do seu programa de fidelidade, pois esse tipo de transação costuma pontuar em dobro para o seu saldo assim como quando você contrata serviços de empresas parceiras do seu programa de fidelidade. 

Por fim, outra dica legal é que, você pode fazer um upgrade no plano de milhas que você tem nas companhias aéreas já que são comuns bonificações para incentivar essas mudanças.

Sendo assim, a principal e mais conhecida forma de usar os pontos/milhas é em descontos nas passagens aéreas, mas até o momento e conferindo as regras de cada programa, é possível também que você possa vender, transferir para outros programas, doar para familiares e amigos e trocar por produtos e serviços. 

Mas, caso o seu objetivo seja somente a viagem, é importante que se faça um planejamento. Ou seja, você precisa saber exatamente quantos pontos consegue fazer a partir dos programas de fidelidade que participa para ter uma noção de quantas milhas vai precisar para adquirir uma nova passagem. 

Em paralelo, monitore o valor das passagens, pois assim como aquelas pagas com dinheiro, as passagens pagas com milhas também variam de preço. 

Por fim, fique de olho nas comunicações dos programas de fidelidade, pois você pode aproveitar ótimas ofertas para aumentar as suas milhas.

Enfim, sabendo de tudo isso e que existem diversas formas de acumular pontos e milhas, escolher a melhor forma de fazer isso pode ser difícil, mas basta você saber qual é a sua necessidade maior. Isso porque eles costumam contar com múltiplas categorias de usuários. 

Assim, você consegue não só abatimentos no custo da passagem, que é o ponto de partida, mas também outros ganhos. 

Alguns exemplos são: descontos ou mesmo isenção de custo na marcação de assento, direito ao despacho de bagagem em voos nacionais e/ou internacionais, prioridade no embarque, independentemente do voo ser doméstico ou internacional, tempo estendido para a validade das milhas, dentre outros.

Portanto, agora que você entendeu um pouco melhor sobre como funcionam as milhas, você pode acumular e trocas por passagens, economizando e gastando mais na sua própria viagem. 

Legal, não é? Até a próxima dica!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.