Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
É inegável que passagens aéreas por vezes podem se tornar algo muito difícil de decifrar, não é mesmo?
São horários, abreviações de aeroportos, dentre outros detalhes que não se está acostumado a ver em passagens de outros tipos de transportes. Inclusive, até mesmo para quem está sempre em pontes aéreas, às vezes pode se confundir com os tipos de bilhetes de avião que pode ser complicado inicialmente, mas hoje vamos sanar as dúvidas e explicar melhor sobre isso já que dessa forma você consegue aproveitar melhor os benefícios de cada bilhete e evita errar no momento da compra da sua passagem.
É válido apontar que, dependendo do tipo de viagem que você vai realizar, a passagem aérea pode ter um nome diferente. Nesse sentido, existem passagens de acordo com a classe do voo — econômica e primeira classe —, com a quantidade de destinos na mesma reserva, de um único trecho e com ida e volta, para estudantes e até para dar a volta ao mundo.
O primeiro e, talvez, o mais famoso é o bilhete “one way” é aquela em que se compra partindo de um lugar, que é com um destino para outro, como acontece com um único trecho ou uma passagem que é de ida. Assim, quem escolhe esse tipo de bilhete leva em consideração se o voo é direto ou se a tarifa é promocional.
Logo, essa é uma boa opção porque periodicamente, as companhias aéreas fazem promoções por trechos e você pode economizar. No entanto, vale comparar a soma dos trechos de ida e volta comprados separadamente com a passagem de ida e volta e verificar qual é a opção mais vantajosa.
É possível que você compre as passagens por trecho, criando as suas próprias conexões, para economizar, mas nem sempre isso será útil. Além do mais, esse tipo de bilhete aéreo geralmente acumula menos milhas do que a passagem de ida e volta.
O segundo bilhete bem conhecido é o “round trip” que é quando o passageiro adquire as passagens de ida e volta com a mesma companhia aérea. Isso é bacana porque o passageiro pode realizar busca, pesquisa e pagamento de uma vez só do que realizar esse processo em mais de um momento, comprando separadamente os trechos de ida e volta.
Assim, a passagem round trip é vantajosa por ser feita uma única compra — geralmente, com tarifas mais acessíveis — e, para a empresa, por proporcionar um melhor planejamento de voo. Além disso, para quem vai viajar para o exterior, é relevante saber que as taxas inclusas elevam a cotação de voos, e pagá-las separadamente, com passagens por trecho, pode sair bem mais caro do que comprar as passagens juntas. Portanto, é possível que as passagens one way possam custar o dobro da passagem round trip.
O terceiro bilhete são os feitos especialmente para estudantes. Assim, essa tarifa é válida para pessoas que vão estudar por pelo menos (duas) semanas no destino e tenham entre 12 e 34 anos. Nesse caso, os descontos vão mudar de acordo com a companhia, mas, geralmente, ficam em torno de 25% em relação à passagem com tarifa normal.
Porém, para conseguir, é preciso apresentar o comprovante de matrícula do curso e realizar a compra da passagem por meio de uma agência de intercâmbio, pois as companhias aéreas brasileiras não oferecem a tarifa para estudantes.
Contudo, é válido saber que, algumas companhias, como a TAM e a Ibéria, não vendem as passagens para estudantes diretamente aos clientes, mas outras, como a Air France e a KLM, oferecem esse serviço por meio do call center. De toda forma, para realizar a reserva, é preciso apresentar a carta de matrícula da escola, documento fornecido pela própria instituição de ensino.
A quarta passagem é com “Stopover”, ou seja, a sua passagem vai incluir uma parada longa em uma cidade de conexão, permitindo que o turista desembarque e visite aquele destino sem precisar pagar nada a mais por isso. Ou seja, você pode conhecer dois ou mais lugares diferentes com a mesma passagem aérea. Sendo assim, esse tipo de bilhete é mais comum em voos de longa distância.
Por fim, você já pensou em comprar uma passagem para dar a volta ao mundo? Acredite, isso é possível! Trata-se de um pacote de passagens aéreas chamado Round The World Ticket ou “bilhete de volta ao mundo”.
Para utilizá-lo, basta criar um roteiro que comece e termine no mesmo país, seguindo o mesmo sentido: ocidente-oriente ou vice-versa. Atualmente, é possível encontrar esse serviço sendo ofertado pelas empresas SkyTeam, a Star Alliance e a One World.
Agora que você já sabe os tipos de bilhetes e as vantagens deles, qual será seu próximo destino?
Não se esqueça, seja qual for sua próxima viagem, conte com a gente caso tenha problemas, tudo bem?
Até a próxima!