Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO
A turbulência é conhecida por quem geralmente viaja de avião, pois certamente já passou por algum momento de turbulência durante o voo ou por quem nunca viajou porque com certeza já ouviu falar sobre, não é verdade?
Pois bem, essa situação geralmente deixa os passageiros ou futuros passageiros com medo, por isso, resolvemos falar sobre esse assunto hoje e tentar te acalmar para sua próxima viagem!
A primeira coisa importante é saber que a turbulência é algo comum durante os voos, podendo ser comparada às ondas no mar em uma viagem de navio. Então, não fique nervoso com a possibilidade de ter turbulência no seu voo.
Além disso, saiba que na maioria das vezes, isso acontece quando o avião passa por nuvens, mas pode acontecer alguma turbulência também com o céu limpo. De qualquer forma, as aeronaves são projetadas para aguentar esse e outros tipos de fenômenos meteorológicos, como chuvas e relâmpagos.
Em resumo, o movimento de turbulência é considerado o estado desordenado ou de agitação de um fluido.
Assim, apesar de não conseguir prever sempre a turbulência, os pilotos e controladores de voo trocam informações de maneira constante e os radares meteorológicos ajudam a evitar as zonas de turbulência.
Dessa forma, o piloto consegue se preparar para essa situação e até mesmo avisar aos passageiros para que possam se atentar quanto ao cinto de segurança.
Inclusive, é bom dizer que se é recomendado aos passageiros permanecerem sentados e com os cintos afivelados durante todo o voo, mas se você estiver no corredor do avião ou no sanitário e uma turbulência começar, retorne imediatamente ao seu assento.
Segundo a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), quando o avião passa por uma área instável, pode sofrer três tipos de turbulência: leve que é quando as bebidas balançam, mas não caem dos copos, sendo certo que os passageiros podem sentir uma leve pressão contra o cinto; moderada que ocorre quando os líquidos derramam dos copos e os passageiros sentem que são segurados pelos cintos e a forte que acontece quando os objetos caem ou são sacudidos se não estão presos além dos passageiros serem fortemente seguros pelos cintos.
Mas, como já dissemos, fique tranquilo, pois o avião é forte e passará por esse momento sem grandes problemas.
Enfim, há algumas dicas para deixar sua viagem um pouco mais confortável diante de uma eventual turbulência:
- O centro de gravidade do avião fica na região de suas asas, por isso, é recomendado que você sente perto das asas da aeronave, pois o efeito da turbulência pode ser atenuado;
- A parte traseira do avião é o local em que o “balançar” em uma turbulência é maior, por isso, evite ficar na parte traseira;
- Procure se distrair com filmes e músicas, por exemplo, além de controlar a respiração para se acalmar, enquanto acontece o fenômeno da turbulência, isso pode te ajudar a ficar mais tranquilo nesse momento.
Agora que você já sabe que a turbulência é corriqueira em viagens aéreas e que não há muito perigo nesse tipo de fenômeno, corre para comprar sua passagem e aproveite a viagem! Até a próxima!