2 min de leitura
16 Jun
16Jun

Por: RAISSA DA SILVA CASTILHO 

Há pouco tempo falamos aqui no blog sobre o passaporte e principalmente o passaporte brasileiro. 

Mas, hoje vamos falar sobre o visto de turista. Será que isso é realmente importante para um turista viajar? E se sim, por qual motivo? Prepare-se para descobrir mais sobre o visto e se prepare para a próxima viagem!

Para começar, o visto turístico nada mais é do que uma aprovação que permite a estadia de um visitante em um outro país por um tempo determinado, concedida pelo consulado da nação para a qual o turista deseja viajar. 

Assim, quando aprovado, o visto pode ser carimbado no passaporte, ou pode ser fornecido como um documento em anexo. No entanto, um visto apenas pode não suprir todas as outras exigências que o país de destino pede para aceitar a entrada do turista, então, pesquise antes de ir para o país que você quer viajar todas as imposições para não ter problemas. 

Ato contínuo, depois de pesquisar se o país que você vai viajar precisa do visto para a permanência, deve-se buscar retirá-lo. 

Assim, geralmente existem documentos que são requeridos em quase todos os processos para conseguir o visto como a necessidade de preenchimento de formulários, fotos recentes com fundo branco, passaporte com data válida, roteiro de viagem detalhado, seguro de saúde internacional, carta-convite (caso tenha), comprovante de residência, comprovante de instituição de ensino caso tenha, comprovantes de imóveis e bens em seu nome quando tiver, passagem de ida e volta e cartões de vacinação. 

Após conseguir o visto, perceba qual é a duração de validade dele. Esse tempo varia entre dias e até anos, mas fique atento, a validade do visto não corresponde ao tempo de permanência permitido. 

Sendo assim, saiba que o tempo de duração do visto corresponde ao período máximo que o turista irá dispor para permanecer no país em uma mesma visita, e pode ser decidido pelo agente de imigração. 

Além disso, o visto tem um preço e esse preço varia conforme o país e a moeda utilizada. Logo, caso você queira tirar o visto para entrar nos Estados Unidos, você terá que pagar em relação a cotação do dólar. 

Ainda, para conferir se o destino escolhido é um dos países que não precisam de visto de turista para brasileiros, bem como outros requisitos de entrada em seu território, entre em contato com a Embaixada ou Consulado do país porque o Itamaraty não divulga uma lista oficial de países que exigem visto para a entrada de brasileiros, já que é de responsabilidade de cada país informar os requisitos exigidos ao turista. 

Porém, o Brasil costuma trabalhar com a reciprocidade, ou seja, normalmente vai requerer o visto dos países que também exigem ao brasileiro, então a lista de visto obrigatório para entrada no Brasil pode servir de guia, mas existem exceções. 

Diante de tudo isso, é só programar sua próxima de viagem internacional, pesquisar bastante sobre as exigências de permanência no país e aproveitar! 

E, claro, não se esqueça: nós estamos sempre disponíveis para ajudar em eventuais problemas! Até a próxima! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.